CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “NO MEU TEMPO DE NATAL”
NO MEU TEMPO DE NATAL, O LIVRO DE MARIA NAILZA DE MÉLO SÁ
Certa vez, Portella, escreveu: “ O fazer literário é uma realização ideológica plena”.
Ao apreciar a leitura do livro da brilhante escritora e especial amiga, confreira da Majestosa Academia Maceioense de Letras, Maria Nailza de Mélo Sá, me conduziu a um lirismo puro em poemas doces, singelos e ternos, plenos do amor que se oferece ao Menino Jesus, desde o seu nascimento até o batismo, e a demonstração de gratidão a seus irmãos, familiares e amigos, o que me faz ter certeza de sua realização plena, como escritora e poetisa.
O Natal é uma das épocas mais poéticas do ano e da história da humanidade.
O Clima de solidariedade e comunhão favorece essa percepção.
Os poemas escritos na pena fácil da brilhante escritora e excepcional poetisa, Maria Nailza de Mélo Sá, aborda o Natal de várias maneiras e estilos, sempre demonstra que o Natal é Jesus.
São poemas criativos mostrando que o Natal pode ser vivido de várias maneiras fazendo com que, as palavras penetrem no coração das pessoas, e façam com que as mesmas celebrem com fé e alegria, o nascimento do menino Deus.
A poesia é a eterna ressureição do belo e também no novo. E a palavra como origem da vida.
Todo o conteúdo escrito nesse maravilhoso livro, está como virtude principal a fé, a mais sublime de todas as virtudes, desde a liturgia do tempo do advento, que a igreja católica nos ensina, como um preparo para o nascimento do salvador, até o nascimento do menino Jesus que nos trouxe alegria e muita esperança para os nossos corações, que se complementa com o batismo de Jesus no rio Jordão.
“A Sagrada família: Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, tornai nossas famílias lugares de comunhão”. E nesse livro, a família é vista como o eixo da sociedade e propagadora da fé cristã.
Os poemas mostram os valores familiares adquiridos por Maria Nailza de Mélo Sá, que no encanto das palavras, semeia cultura, catequiza e enche de esperança, que é a alavanca da alma, o coração de seus irmãos, familiares e amigos, através da gratidão e do respeito com as pessoas de sua real amizade e convivência com a sociedade.
A competente escritora, Maria Nailza de Mélo Sá, no livro de sua autoria: “ Meu tempo de natal”, não só comemora o nascimento de Cristo, mas, renova nossa fé e tradições e aproxima as pessoas umas das outras.
Como Cristã e catequista, revela histórias reais que nos leva a reflexão que o Natal de Jesus é a expansão da fraternidade entre os homens, sentimento esse que deve ser constante entre os seres humanos.
Parabéns! Maria Nailza de Melo Sá, por nos ofertar mais um brilhante livro, que por certo, será degustado por seus milhares de leitores.