CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “O ENCONTRO COM A FELICIDADE”
O ENCONTRO COM A FELICIDADE
Caros leitores, nesse artigo vamos nos deter um pouco sobre o nosso encontro com a felicidade. Quando uma pessoa querida aniversaria desejamos para ela, muitas felicidades.
Um professor costumava me dizer que não existe uma só felicidade, mas vários momentos felizes.
Uma coisa é certa: estar de bem com a vida, ter bons amigos, um excelente relacionamento familiar e uma boa situação financeira ajuda e muito a se sentir bem consigo mesmo.
No entanto, a ciência preocupou-se em estudar também esse assunto e atesta: a felicidade está nas pequenas coisas. De acordo com os estudos, publicados na edição do Jornal of Personality and Social Psicology, da American Psicology Association (APA), já é possível ensinar a ser feliz. Os cientistas identificaram as principais necessidades psicológicas do ser humano, que são: autonomia, competência, proximidade com outras pessoas e amor próprio.
Então, essas necessidades podem ser realçadas no desenvolvimento pessoal.
Na minha vida, sempre vejo o lado positivo das coisas, acredito ser o que mais desencadeia o sintoma da felicidade. Possuir um alto astral próprio, independente da dificuldade que esteja passando. A personalidade de cada pessoa é fator determinante para a busca do bem-estar e do prazer.
Caros leitores, há meios de dar um empurrãozinho no estado de espírito. Muitas vezes a capacidade de sentir-se mais feliz está mais ligada a fatores ambientais. Por exemplo: a falta de vitamina B contribui para o desequilíbrio da serotonina e outros neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.
De repente, acrescenta-se alimentos como carne, fígado, grãos integrais, peixes e banana e já se tem uma notável mudança no humor.
Felicidade também é o bom funcionamento do organismo.
Vivemos em um mundo bastante competitivo e a auto-estima passou a ser fundamental para a felicidade pessoal e sobrevivência econômica.
O homem é cobrado o tempo todo a enfrentar novos desafios e o quem tem um bom conceito de si mesmo consegue atingir os objetivos.
Precisamos saber o que é importante e o que nos faz feliz. Realizar exercícios físicos, nadar, correr, pedalar, fazer ginástica fortalece o coração, que bombeia mais sangue para o corpo, aumentando a oxigenação de todas as células e a produção de endorfinas.
É indescritível a sensação de bem-estar que uma gargalhada proporciona. Está comprovado cientificamente: sorrir faz bem à saúde. O sorriso espontâneo alivia tensões, conquista simpatias e deixa a pessoa mais bonita para ir ao encontro com a felicidade.