VACINA É A MELHOR PREVENÇÃO

VIRÚS H1 N1, A GRIPE COMUM. A VACINA É A MELHOR PREVENÇÃO.

Médico e Membro Efetivo da Academia Alagoana de Letras

por: Jorge Luiz Soares Mel

A  gripe  é também conhecida como resfriado comum, surge subitamente após alguns dias de contágio, com o aparecimento de sintomas, tais como: dor de cabeça, sonolência, calafrios e cansaço no corpo. Pode haver fadiga acompanhado de náuseas e vômitos.
Em consequência, caros leitores,   o corpo começa a ficar quente, a febre  começa a subir chegando até quarenta graus. Tosse seca, irritação na garganta e um aperto no peito são sintomas comuns.
A enfermidade não é considerada grave. Mas as complicações secundárias, uma pneumonia, uma infecção dos ouvidos, as chamadas otites secundárias ou mesmo inflamações no cérebro, meningites, podem pôr a vida em perigo. A marcha da enfermidade deve ser acompanhada atentamente em pessoas idosas ou jovens as quais estão mais propensas a infecções secundárias.
Os rinovírus desempenham papel etiológico importante tanto nos casos febris como nos afebris, mas na idade infantil todos os tipos de vírus, tem sido isolados  de maneira que, o resfriado comum exibe na criança um espectro etiológico extremamente amplo. Quando o resfriado comum se acompanhar de febre, temperatura corporal acima de 37.7°C, os indivíduos apresentam também sintomas nas vias aéreas inferiores, geralmente sinais de bronquite, casos quase sempre causados por rinovírus.
O Resfriado comum, constitui a mais comum de todas as síndromes respiratórias superiores.
A gripe quase sempre melhora sem remédio. Caros leitores, não há necessidade de tomar antibióticos, que só contribuem para diminuir as defesas do organismo e os sintomas podem se agravar. Tomem muita agua e sucos de frutas, principalmente de laranja e limão que fazem muito bem.
Se o resfriado comum durar por mais de uma semana e o indivíduo passar a apresentar tosse produtiva e febre alta,   deve procurar um médico, pois o resfriado prolongado pode levar a uma pneumonia.
Nos meus tempos de infância e adolescência, lembro que meus saudosos e inesquecíveis pais, quando eu estava a gripar, me davam chá quente de vassourinha com uma cibalena e me mandavam para cama, ficar em repouso. Não conto as vezes que tomei o chá da raiz do gengibre ou mesmo o chá da casca do limão, ou uma limonada com adição de mel de abelha.
Pesquisando nos livros, encontrei um fato pitoresco, em 1918, durante a pandemia de gripe Espanhola no Brasil, o povo que morava em Minas Gerais, tomava pela manhã e à tarde uma xícara de chá das folhas de São Caetano como admirável preventivo.
O povo que residia no Rio de Janeiro preparavam o chá dos frutos não maduros, das folhas novas e das flores como “específico”  para aquela gripe que aterrorizou o mundo na época.
Estamos vivendo uma pandemia provocada por um outro tipo de vírus, “o corona vírus”, que infelizmente ainda não temos vacina para combate-lo. A vacina que temos é a que previne contra o H1 N1, causador da gripe comum. Meu conselho é que imunizem o seu organismo contra esse vírus, pois, como os leitores devem ter observado, levam as pessoas a sintomas muito parecidos. Então, para facilitar o médico no diagnóstico diferencial entre as duas viroses, convém, procurar as unidades de saúde para serem imunizados, pois, a vacina é a melhor prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

two × 4 =