O meu amigo-irmão Carlos Mendonça

A AMIZADE E A VIDA

por Dr.Milton Hênio

É provável que muita gente nem saiba que o próximo dia 20 é o Dia do Amigo ou o Dia da Amizade.
Poucas palavras terão sido utilizadas com significados tão variados quanto essa. Ao lado do amor, a amizade é um tema inesgotável, é tratado sobre todos os pontos de vista em todo tipo de literatura; desde a poética até as sisudas monografias científicas; desde os romances populares até os profundos tratados filosóficos.
Como é bom um amigo sincero! Como nos faz bem um amigo verdadeiro, um “amigo certo nas horas incertas”. Diz a Bíblia: “quem tem um amigo tem um tesouro”. É verdade. Amigo, é aquele que chega junto quando todos já se foram.
Os homens que desfrutam de grande prestígio político, de cargos de projeção porém passageiros, sabem definir como ninguém o que seja um falso amigo, um amigo de última hora, o interesseiro, o bajulador; o “amigo da onça”. E por aí vai. É que esses “amigos” estão visando apenas o seu bem estar; não há afinidade. Ele substitui o ser pelo ter.
No mundo tecnológico de hoje, cada vez mais as pessoas sentem necessidade de alguém que se importe com ela. Considera-se que a maior dor é a da alma e a presença de um amigo é grandiosa para amenizar esse sofrimento humano. Dar um sorriso, ter um gesto de compreensão, um perdão, uma atenção, ser solidário, são funções de um amigo. Goeth tinha razão quando dizia: “Só os atos provam a força da amizade”. Penso, também, assim, e daí o meu regozijo de inúmeras amizades grandiosas que me proporcionam verdadeiro bem estar durante esses 57 anos que exerço a medicina com amor.
Encontrar amigos na vida, é algo notável, espontâneo, porque laços de amizade são construídos por afinidades naturais que surgem nos relacionamentos sociais. Ser amigo é uma grande responsabilidade, porque amizade simboliza confiança, sinceridade e companheirismo. E cada relação de amizade deve ser cultivada como um jardim, com dedicação.
Sou um felizardo porque tenho amigos notáveis, verdadeiros irmãos. Agora, há pouco tempo, perdi um deles em virtude desse Coronavírus, o meu amigo-irmão Carlos Mendonça, que desde a juventude compartilhávamos de uma grandiosa amizade. E como na bela canção, eu digo: “Amigos para sempre é o que nós iremos ser/ na primavera ou em qualquer das estações/ nas horas tristes ou nos momentos de prazer/ amigos para sempre”!
É sempre um espetáculo surpreendente ver o que realiza o calor do sol na primavera, quando entra em contato com a natureza. Tudo desperta, tudo germina, as árvores se revestem de verde, os campos se cobrem de flores. É uma beleza sem igual. Entretanto, durante todo o inverno lá estavam as sementes paradas, quietas, aguardando a primavera para sua vitalidade. Foi o calor do sol que as fez desabrochar e florescer. E tal como o sol que faz florescer a vida na natureza, o calor humano também faz milagres quando através da amizade reascende o triunfo da vida. Assim, distribua calor humano em sua volta e veja o retorno como é imenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + nineteen =