A CRÔNICA DA SEMANA de Jorge Luiz Soares Melo
AS PARASITOSES, SÃO AS DOENÇAS MAIS COMUNS DO GLOBO TERRESTRE
Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Membro Efetivo da AAL
Caros leitores, muitos pacientes que me procuram no dia a dia na clínica, me fazem uma pergunta: O que é Parasitose? E eu prontamente respondo, é a doença causada pela contaminação de vermes e é a mais comum do globo terrestre.
As parasitoses, tem maior incidência em regiões onde as orientações de educação em saúde e as condições de saneamento básico são deficientes e precários.
Citarei abaixo, alguns parasitas mais comuns e que atacam o organismo humano, são eles:
1-Os Áscaris Lumbricoides são mais conhecidos como “lombrigas”, eles são cilíndricos, esbranquiçados e medem aproximadamente entre 15 e 40 centímetros de comprimento.
Para que os leitores tenham uma ideia, apenas 50 desses vermes são capazes de roubar de 50% a 90% do hospedeiro. Os ovos podem ser encontrados nas fezes do hospedeiro e o verme adulto pode ser eliminado pela boca nariz ou ânus.
2-A Taenia sagnata spp, é mais conhecida como solitária, esse verme ele é achatado e chega a medir 9 metros de comprimento. É o maior verme que existe, podendo eliminar de 30 a 60 mil ovos por dia.
3- O Ancylostomo duodenale, mais conhecido como amarelão, verme cilíndrico que pode medir entre 0,7 e 1,5 cm de comprimento, fica alojado no intestino onde suga o sangue da vítima, podendo causar uma anemia grave.
4- O Trichuris Trichiura, mede de 3 a 5 cm de comprimento e se aloja no intestino da vítima sugando seu sangue.
5- O Enterobius Vermiculares, também conhecido como Oxíurus vermiculares, é um parasita de infestação cosmopolita, prevalecendo em países desenvolvidos. Esse parasita produz um prurido anal e vulvar. O ato de coçar pode lesar a região, possibilitando uma infecção bacteriana secundária nas regiões do ânus e da vagina. O principal mecanismo de auto-infecção é quando o adulto ou a criança leva os ovos da região perianal à boca.
Caros leitores, alguns pacientes me perguntam como se transmite essas parasitoses e eu prontamente respondo que a doença pode ser adquirida a partir da ingestão de larvas e ovos encontrados no solo, nos alimentos e na poeira.
Por essa razão, recomendo sempre que sejam tomadas as medidas profiláticas necessárias na manutenção da educação sanitária, como sendo, a construção de fossas sépticas, proteção dos alimentos, contra poeira e insetos e se faz necessário também, a higiene do corpo, principalmente com a constante lavagem das mãos, das roupas íntimas e de cama.
Os pacientes que me procuram, relatam como sintomas mais comuns e frequentes, dores abdominais constantes, diarreia, gases, falta de apetite, vômitos, boca cheia de agua, tecnicamente chamada de sialorréia, náuseas, conhecida como, vontade de vomitar, perda de peso, tosse, febre, falta de ar e palidez.
Caros leitores, é importante ficar atento que, quando alguém da família estiver contaminado, portando em seu organismo, um ou vários dos parasitas citados, é provável que outras que convivem com ele, na mesma família, também estejam. Portanto, o tratamento de todos da família é o mais indicado.
Procurem sempre um médico quando estiverem apresentando os sintomas aqui mencionados, a automedicação é sempre muito perigosa para a sua saúde. Costumo, após uma rigorosa anamnese e um detalhado exame físico, solicitar os exames necessários para chegar a um diagnóstico correto.