Coluna do jornalista Cláudio Humberto – 17-04-2021

PARÁ RESPONDE POR QUASE 50% DO DESMATAMENTO

O Pará, do governador Hélder Barbalho (MDB), registrou quase 5,2 mil quilômetros quadrados em área desmatada, 47% de todo desmatamento (11,1 mil km2) na Amazônia Legal, em 2020. A taxa de desmatamento no Pará quase dobrou em dois anos, que coincidiu com a eleição de Barbalho: foram desmatados 2,7 mil quilômetros quadrados em 2018 e 5,2 mil, em 2020. Os dados são do Prodes, o Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite do Inpe.

SEM CONCORRÊNCIA

NÍVEIS ESTÁVEIS

NO PARÁ SÓ CRESCE

O MAIOR RESPONSÁVEL

BOLSONARO ESCOLHE MAL E PERDE NA COMUNICAÇÃO
COMANDO AMADOR

Os profissionais da área no governo contam que, antes de Flávio Rocha, as decisões eram anedóticas, e prejudicavam o próprio presidente.

NINGUÉM MERECE

Talentos diplomáticos do almirante encantaram o ministro Fabio Faria (Comunicações), que o indicou. Mas as intrigas palacianas o derrubaram.

INGERÊNCIA

JÁ SE SABE COMO TERMINA

Como diz o comentarista Milton Neves sobre placar previsível no futebol, a CPI da Pandemia nem precisava ter: será um libelo contra Bolsonaro e dirá que governadores e prefeitos, uns anjos, fizeram o que puderam.

POTENCIAL DESTRUIDOR

CANDIDATO A 2ª DOSE

O ex-presidente Michel Temer ri de sua “candidatura a presidente” em 2022. Ele gosta de ser citado assim, ainda que seja fake news, mas diz: “Sou candidato apenas à segunda dose da vacina AstraZeneca”.

DE VOLTA AO MURO

O líder do PSDB na Câmara, Rodrigo de Castro (SP), aproveitou a anulação das condenações de Lula no STF para destacar o papel dos partidos de centro, como o seu, em torno de uma candidatura viável.

TRAGÉDIA ECONÔMICA

Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto criticou lockdown e disse que comerciantes não aguentam mais. “Se tudo continuar fechado, não haverá mais como retomar o varejo”, explicou.

PROPORÇÃO

Levantamento do Diário do Poder, com dados dos cartórios de registro civil, indica que pessoas com mais de 60 anos representam 74,5% das mortes por covid, desde o início da pandemia no Brasil. O grupo mais atingido são homens entre 70 e 79 anos: 52,1 mil mortes (14,6%).

BANDITISMO NAS REDES

Ativistas nas redes sociais nos Estados Unidos estão chamando de “liberação material” o saque e roubo de lojas durante protestos de rua. E têm a cara de pau de defender que esses atos “não podem ser filmados”.

A CULPA É DO VÍRUS

A Romênia foi o 24º país a registrar ao menos um milhão de casos de covid. Outro ranking, mais preocupante, mostra que a França se tornou esta semana, o 8º país a superar 100 mil mortes devido ao coronavírus.

PENSANDO BEM…

…da cadeia à presidência não é conto de fadas, é história de terror.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 10 =