A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo

Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Membro Efetivo da AAL.

CAMINHAR, UM NOVO ESTILO DE VIDA

Caros leitores, caminhar é um exercício fácil, que traz numerosos benefícios a saúde.

Um programa de caminhada de forma regular pode ajudar a reduzir o nível de colesterol, reduzir a pressão arterial, aumentar a resistência cardiovascular, fortalecer a resistência dos ossos, queimar calorias e reduzir o peso.

Antes de caminhar, o indivíduo deve realizar o aquecimento que ajudará a afrouxar seus músculos, prevenir lesões e reduzir a dor no corpo após os exercícios. Isto aumentará sua flexibilidade, agilidade e equilíbrio, bem como melhorará seu desempenho.

Os exercícios de alongamento devem durar de 10 a 15 minutos, no mínimo, mantendo-se em cada posição aproximadamente 10 segundos. O aquecimento completo é uma boa maneira de estimular uma boa rotina de exercícios.

Caminhar é uma ótima forma de iniciar um novo estilo de vida.

Um estudo realizado pela USP-Ribeirão Preto provou que caminhar durante aproximadamente quarenta minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante vinte e quatro horas após o término do exercício.

Isso acontece por que durante a prática do exercício o fluxo de sangue aumenta levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, caminhar, faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo. Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio.

Somado a isso, caminhar, também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatar, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente as partes periféricas do organismo, como os braços e as pernas.

O pulmão também é bastante beneficiado com uma boa caminhada de quarenta minutos, vai existir troca gasosas ocorrerem nesse órgão, que passam a ser mais poderosas quando a caminhada é frequente. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando o mesmo livre de poeiras e catarros.

Aconselho ao leitor, que antes de praticar caminhadas, procure um médico para realizar exames de aptidão para exercícios físicos.

Caminhar pode ajudar também a dilatar os brônquios e previne algumas inflamações nas vias aéreas, como as bronquites. Pesquisadores asseveram que caminhar quarenta minutos por dia, combatem a osteoporose. Segundo especialistas, o impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos nos ossos do organismo humano.

Esse estímulo facilita a absorção de cálcio deixando o os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Caminhar faz com que nosso corpo libere uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando passamos a caminhar, o organismo automaticamente produz esse hormônio. Quanto mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo para viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + sixteen =