A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo

Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Membro Efetivo da AAL.

SUA EXCELÊNCIA, O PROFESSOR

Caríssimos leitores, vamos iniciar o mês de Outubro com uma simples homenagem a sua excelência, o professor. Esse ser humano maravilhoso, que educa e com amor conduz milhares e milhares de alunos para o caminho das grandes conquistas.

O Professor precisa educar sem culpa, para isso deve resgatar o seu papel dentro de uma nova concepção de educação. Essa por sua vez, tem seu núcleo na formação do ser humano, que, como sujeito, não se forma sozinho precisa de interação com outro, para vir a ser uma pessoa.

Nessa perspectiva, o professor deve atuar como mediador do processo ensino-aprendizagem do seu aluno, deixando que este se desenvolva a partir de suas experiências.

O professor ao longo dos anos, sempre se colocou perante o aluno como o dono do saber aquele que transmite a cultura, transmite conhecimentos sem levar em conta o fato de que, os alunos, tem sua própria cultura, uma história de vida, e que esta deve ser considerada.

Agindo assim, é possível que estejamos privando nossos alunos de se colocarem, como seres humanos presentes e questionadores, impedindo que realizem a caminhada na direção da construção do conhecimento.

Nesse sentido, para que o professor efetive sua prática pedagógica, se faz necessário que esta seja direcionada para a construção do conhecimento.

É indispensável, no entanto, que o aluno queira conhecer, sinta necessidade de aprender, partindo de sua própria vivência, e que esta esteja relacionada com o que há de novo, ampliando assim seu conhecimento já existente.

Entre o professor e o aluno deve haver um diálogo, de maneira que um e outro se completem e saiam “ricos” dessa interação. Este diálogo deve ter como objetivo, estimular uma ação proposta pelo professor e provocar pensamentos criativos nos seus alunos para juntos, na prática chegarem à teoria que se deseja abordar.

O professor não é um simples transmissor de conteúdos e sim um facilitador da aprendizagem.

A atividade é um processo natural realizada através da interação do aluno com o meio. O conteúdo nasce do conhecimento do aluno. Dessa forma o professor não ensina, apenas auxilia o aluno para que sua aprendizagem ocorra.

O professor deve estimular seus alunos, compreendê-los, oferecendo explicações para que eles sejam capazes de sanar os erros cometidos. Ele deve fazer com que os alunos tomem consciência e reflitam suas ideias e descobertas. Para isso, se faz necessário a busca do conhecimento do nosso aluno.

Conhecer sua realidade, sua vida, sua bagagem de conhecimento, tudo que traz do seu ambiente.

Devemos ver o aluno, como ser humano possuidor de identidade, experiências pessoais, um ser que pensa e interage.

É preciso lembrar que professores e alunos não estão em pé de igualdade. Cabe aos primeiros a direção, a definição dos objetivos e o controle dos rumos da ação pedagógica. O que não significa exercício arbitrário de autoridade, mas exercício de autoridade de quem profissionalmente, se responsabiliza pela qualidade de seu trabalho.

Cabe aos professores, no desenvolvimento do trabalho com seus alunos, fazer com que os mesmos atinjam os objetivos desejados, sem ser necessário usar de autoritarismo, mas sendo de fundamental importância uma autoridade responsável e comprometida com a qualidade do trabalho que se deseja realizar.

6 thoughts on “A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo

  • 5 de outubro de 2021 em 20:18
    Permalink

    Excelente e verdadeiro texto!!!!
    Parabéns ao sapiente escritor, meu pai, a quem sou fã de carteirinha e eterna aprendiz.
    Te amo muito!

    Resposta
  • 5 de outubro de 2021 em 20:30
    Permalink

    Excelente reflexão de um grande e experiente mestre!!!

    Resposta
  • 5 de outubro de 2021 em 21:04
    Permalink

    Parabéns ao mestre e amigo Jorge Soares Melo por esta belíssima reflexão sobre esta nobre missão de ensinar homens e mulheres para tornar o mundo melhor e mais humano.

    Resposta
  • 5 de outubro de 2021 em 23:28
    Permalink

    É exatamente assim que eu penso do papel do professor. Quero parabenizar o autor pela abordagem tão clara e espero que professores sejam tocados pela mesma. E aproveito para desejar um Feliz Dia do Professor??

    Resposta
  • 5 de outubro de 2021 em 23:29
    Permalink

    É exatamente assim que eu penso do papel do professor. Quero parabenizar o autor pela abordagem tão clara e espero que professores sejam tocados pela mesma. E aproveito para desejar um Feliz Dia do Professor a todos os professores que certamente foram verdadeiros heróis nessa época desafiadora de pandemia.

    Resposta
  • 27 de agosto de 2022 em 12:07
    Permalink

    É muito gratificante ver essa crônica de homenagem ao professor, elaborado pelo mestre e amigo Jorge Soares Melo. Por ser a profissão de professor a mais importante de todas, aquela que forma todas as profissões.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + nineteen =