A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “Inverno, nessa estação, que somos acometidos das mais variadas viroses”

Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Escritor

Caríssimos leitores, estamos nos aproximando do inverno e é nessa estação, que somos acometidos das mais variadas viroses.

Temos que ficar atentos, pois, existe além do COVID 19 que exterminou milhões de pessoas pelo mundo inteiro, uma variedade de outras viroses que afetam o ser humano.

Existem as que atingem o sistema respiratório e o gastrintestinal, que envolve desde a boca até o ânus e são muito comuns.

No entanto, hoje, se conhece milhares de vírus que causam diferentes doenças e que podem afetar praticamente qualquer parte do corpo humano. Além, desses dois grandes grupos de viroses, outros tipos de infecção por vírus, vem afetando as pessoas e são bastante conhecidas dos leitores. São elas, a febre amarela, dengue, chikungunya, febre zika e a AIDS.

Os pacientes que me procuram no consultório, sempre me perguntam, como se adquire essas patologias. Eu sempre respondo de bate pronto, que em geral, depende de qual é o tipo de vírus.

Caríssimos leitores, as viroses ocorrem de formas muito variadas e podem ser diferentes, de acordo com cada doença. Algumas dessas viroses são contagiosas e podem ser passadas de uma pessoa para outra. Nas respiratórias, o indivíduo pode se contaminar por gotículas da boca ou nariz de alguém contaminado pelo vírus. A propósito das gotículas são pequenas gotas que saem da boca ou nariz quando falamos ou respiramos.

De forma um pouco parecida, as gastrointestinais, tem sua transmissão por essas, gotículas e por via fecal-oral, ou seja, das fezes para a boca. Isso pode ocorrer devido a alimentos e objetos, que estejam contaminados.

Já a AIDS, pode ser contraída, através de relações sexuais sem proteção. Pelo compartilhamento de agulhas. Por meio do contato com sangue de alguém que foi infectado. Quando uma mãe contaminada sem tratamento, transmite para o filho, na gravidez, no parto, ou na amamentação. No entanto, algumas dessas infecções virais são transmitidas de modos diferentes. Um fato é que os vírus se espalham por meio da picada de mosquitos. São exemplos:  febre amarela, dengue, febre zika e chikungunyia.

Caríssimos leitores, necessário se faz, conhecer os diferentes modos de ser infectado, para poder agir rápido com a prevenção.

Os sintomas das viroses respiratórias são: febre, calafrios, falta de apetite, nariz escorrendo, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço e tosse.

Já os vírus que atinge, o sistema gastrintestinal, apresenta sintomas diferentes, tais como: vômitos, dor abdominal, náuseas, febre e diarreia.

Geralmente, o tratamento dessas patologias é feito apenas para atenuar os sintomas. Ou seja, em poucos casos, nós prescrevemos um medicamento para combater a causa: O vírus.

Convém lembrar, que antes de se prescrever um antiviral, importante identificar o vírus especifico responsável. No entanto, isto nem sempre é viável. Além disso, nem sempre existem antivirais disponíveis para o caso. O que buscamos sempre, como médico,será o alivio dos sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − nine =