CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “UM TRIBUTO A LYZETTE LYRA” – Foto: Revista Evidência

Jorge Luiz Soares Melo é médico e escritor.

UM TRIBUTO A LYZETTE LYRA

São poucas as pessoas, com a capacidade e facilidade de se comunicar e de escrever, como a nossa inesquecível amiga, confreira e escritora, Lyzette Gusmão Lyra, era uma verdadeira fonte de dinamismo e inspiração para todos que tiveram a felicidade de conviver com ela, nas diversas reuniões acadêmicas.

Não perdia nenhuma reunião literária que acontecia em nossa cidade. Ela era membro efetivo de várias academias de letras, artes, ciências e cultura, a conheci através do saudoso e querido professor José Medeiros, quando das reuniões da nossa amada SOBRAMES-AL, onde sempre estava na primeira fila da plateia. Era atuante, fazia perguntas, comentava sobre fatos da medicina, mesmo sem ser médica, possuía um conhecimento geral que invejava.

Era de uma vivência cristã, mulher de uma fé inabalável no Deus verdadeiro, na sua perseverança, na sua vontade de viver, viajar e vencer, sinais logo perceptíveis, quando a conheci, característica mostrada através de sua pena fácil em muitos dos seus abalizados artigos publicados nos jornais da cidade e sempre falando de suas viagens pelo exterior.

A brilhante escritora, Lyzette Lyra, era uma mulher de visão, que soube viver com alegria, construindo sempre bons amigos ao longo de sua trajetória de vida.

A saudosa confreira e amiga, Lyzette Lyra era uma dessas pessoas alegres e gentis que nós aprendemos a gostar pelo simples fato de passar pelo nosso caminho.

Diplomada em língua Francesa pela Universidade de Nancy na França, dedicou-se ao estudo das línguas francesa, inglesa e portuguesa, chegando a presidir com competência a Aliança Francesa em Maceió, capital do nosso estado de Alagoas.

Foi uma artista consagrada, pois, dedicou-se às artes, ao piano, ao acordeom, ao canto lírico e à pintura em porcelana e sobre tela, sempre demonstrando talento em tudo que produzia.

Em seus diversos artigos, descreveu em detalhes, todos os acontecimentos, em suas viagens pela América do Norte, América do Sul e pela Europa, quer seja de avião ou de navio, lá está ela desfrutando sempre desses momentos inesquecíveis que a vida lhe proporcionou.

Em seu belo artigo, sobre a religião e a ciência escreveu: “ A ciência na sua evolução vertiginosa dos últimos séculos tem procurado, com intensidade a explicação para certos mistérios da existência. Busca sofregamente a elucidação”.

Lyzette Lyra, foi sem dúvida nenhuma, uma escritora brilhante, com vários livros publicados, que, nessa longa caminhada vivia por entre as rimas, falava das figuras poéticas, escrevia sobre temas românticos, viajava nos sonhos inalcançáveis e mostrava em seu traçado o marco de uma construção histórica vivenciada em suas andanças por todo esse misterioso mundo. Em um de seus belos escritos sobre o velho Porto de Marseille, descreveu: como sendo o lugar

comercial mais movimentado da linda cidade francesa, porto esse, construído pelos Gregos no século passado.

Na verdade, a nossa saudosa e inesquecível, Lyzette Lyra, pode ser comparada a uma águia que viajou pelo mundo inteiro, que viveu cenas e mistérios, que estavam além do véu dos sentidos, e agora está servindo a Deus, no mundo eterno, com seu espírito bem temperado. Já dizia os estudiosos: “ A águia é o símbolo da nobreza e da grandeza, considerando sua força, alteza e vigor, além de ser forte, viva, corajosa, vencedora, símbolos daqueles que confiam no Senhor”.

Nós que formamos a Gloriosa Academia Alagoana de Letras, a Majestosa Academia Maceioense de Letras e a briosa Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional de Alagoas, sentiremos a sua ausência e jamais lhe esqueceremos, eis aqui, o nosso sincero tributo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =