A CRÔNICA DA SEMANA de Jorge Luiz Soares Melo

O FUMO, UM MALEFICIO A SAÚDE

 

Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Membro efetivo da AAL.

Alguns hábitos que as pessoas possuem, são prejudiciais a sua saúde, como também a saúde de todos que estão ao seu redor.

Caros leitores, nesse artigo vou me deter sobre os malefícios do fumo que causa um dos males mais temidos do planeta, o câncer de pulmão.

O vício de fumar torna-se extremamente perigoso para quem fuma, como para todos que convivem diariamente com ele.

O fumo não é só um problema de cada um, mas também de toda a comunidade, que deve encorajar quem está tentando deixar o vício.

Algumas pessoas são capazes de reconhecer que o tabagismo é um problema grave e decidem parar de fumar por si mesmas. Porém o mais comum é que a pessoa necessite de todo apoio, da família e dos amigos. As pessoas que fumam muito e conseguiram deixar de fazê-lo geralmente são úteis para ajudar os outros a fazerem o mesmo.

Apesar dos perigos que representa o fumo para o organismo humano, muitos indivíduos ainda teimam em continuar fumando, causando malefícios a saúde, sem levar em consideração que estamos em plena pandemia provocada pelo   corona vírus, que tem predileção pelos pulmões, onde pode causar danos irreversíveis.

O fumo aumenta o risco de câncer do pulmão e   dos lábios, quanto mais o indivíduo fuma, maior é a sua chance de morrer de câncer.

Além de causar sérios problemas nos pulmões incluindo bronquite crônica, enfisema e asma brônquica, leva os indivíduos a problemas cardíacos e vasculares, e inclusive a impotência sexual.

Segundo pesquisas, a Universidade Real de Londres confirmou através de minucioso estudo, que o cigarro aumenta o   índice de impotência sexual. Homens que fumam tem 40% de chance a mais de risco da disfunção erétil.  Quanto maior o número de cigarros consumidos, maior a chance de problemas na performance sexual. Isso ocorre porque o cigarro contém substâncias que entopem   a microcirculação que atinge o pênis e a ereção.

A inalação do fumo é a causa principal de asfixia e   morte nas vítimas de incêndio. O fumo mata por intoxicação devido aos seus tóxicos, como o monóxido de carbono e as pequenas partículas sólidas que bloqueiam os alvéolos pulmonares e asfixiam quem os inale. Pode conter várias partículas cancerígenas e provocar o câncer após um longo tempo. Por essa razão, não se recomenda usar “estufas” e “caldeiras”, dentro das residências, pois podem permitir o escape desses gases nocivos.

Alguns pacientes ao longo de minha vida profissional me procuraram,  com sintomas gástricos compatíveis com uma úlcera gástrica, apresentando dores intensa no estômago, também provocadas pelo uso contínuo de cigarros de palha.

Os filhos de pessoas que fumam apresentam sempre sintomas, tais como: tosse seca, febre vespertina, compatíveis com pneumonias e outras doenças respiratórias.

O fumo faz acelerar um processo conhecido como oxidação do colesterol e favorece a formação da placa de aterosclerose, que é estopim para o infarto.

Caros leitores, como observaram, o fumo aumenta a chance de indivíduos adquirirem doenças do coração e serem pegos de surpresa por doenças vasculares, os   acidentes vasculares cerebrais chamados de derrames, são exemplos.

As mulheres que fumam durante a gravidez dificultam o desenvolvimento do bebê, o que se torna danoso para a criança no decorrer da vida.

O que me deixa pasmo, é que, mesmo com toda a campanha de prevenção realizada por entidades de saúde, muitas pessoas de uma renda baixa, gasta mais dinheiro com cigarros vendidos em maço, do que o governo gasta com cada um.

Se o dinheiro gasto com   cigarros, fosse gasto com alimentação, por exemplo, as crianças e toda a família poderiam ter mais saúde. Todas pessoas que se interessem pela saúde, não devem fumar e devem aconselhar os outros a não fumarem.

O fumo é também causador de cáries dentárias, que aliado a precária higienização da boca, provoca mal hálito, graças a nicotina existente no fumo, pode levar ao aparecimento de inflamações superficiais e profundas, nos lábios e na cavidade oral, tais como: as aftas, os epiteliomas e os carcinomas, como exemplos.

Um dos sintomas, mais aflitivos para o ser humano é a dispneia, conhecida como falta de ar, provocada pelo cigarro. Convém saber que, Jesus Cristo a escolheu, para completar e coroar seu sofrimento na cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fifteen + twelve =