A CRÔNICA DA SEMANA de Jorge Luiz Soares Melo

ESTILO DE VIDA ATIVO, PROMOVE A SAÚDE

Jorge Luiz Soares Melo, é Médico e
Escritor. Membro Efetivo da AAL.

O estilo de vida ativo passou a ser considerado fundamental na promoção da saúde e redução da mortalidade. Os maiores riscos para a saúde e o bem-estar advém do próprio comportamento de cada um, resultante tanto da informação e vontade da pessoa, como também das oportunidades e barreiras sociais presentes.

Caros leitores, tenho procurado ao longo dos anos, como médico, conscientizar as pessoas quanto aos fatores de risco para a saúde, tais como: fumo, álcool, drogas, estresse, má alimentação, sedentarismo, hipertensão arterial, obesidade, esforços intensos ou repetitivos e isolamento social para que haja uma mudança de atitudes através do conhecimento.

Tenho utilizado estratégias para que os fatores negativos sejam modificados, mostrando os benefícios de uma vida saudável, que podem ser obtidos através da prática de atividade física regularmente, de uma nutrição equilibrada, do convívio social e de outros comportamentos relacionados a saúde, pois, acredito que só com conhecimento se muda uma atitude.

A presença de doenças e de perdas em força, agilidade e flexibilidade afetam o domínio físico, mas também a autoestima, o senso de autocontrole, as crenças de autoeficácia  e a motivação das pessoas.

Hábitos de vida saudáveis proporcionam um acréscimo de vida dos indivíduos, porém viver mais, não significa viver bem, não faz sentido, aumentar o número de anos vividos sem a mínima qualidade de vida.

Tenho dito sempre aos meus pacientes, que a atividade física adotada regularmente ao longo da vida é um dos fatores que promovem um aumento na expectativa de vida do indivíduo de forma produtiva e independente.

A atividade e aptidão física tem sido associadas ao bem estar, à saúde e à qualidade de vida das pessoas em todas as faixas etárias.

A qualidade de vida em todas as faixas etárias está diretamente relacionada com a condição que se dispõe para realizar as tarefas da vida diária com determinação e independência.

Entre os aspectos necessários para a manutenção dessa qualidade de vida, deve-se dar uma atenção especial aos componentes físicos, como flexibilidade, capacidade aeróbica , força e resistência muscular, visando sempre atenuar o declínio funcional decorrente do processo de envelhecimento.

A promoção da saúde e o auxílio na prevenção de diversas patologias, estão entre os principais objetivos da maioria dos testes de aptidão física, dirigidos à população em geral.

Os benefícios para a circulação e a melhoria da qualidade de vida produzida pela prática continuada da atividade física, continuam os mesmos com o avançar da idade.

Atividade física sistemática sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis e vigorosas.

Uma boa qualidade de vida é entendida do ponto de vista orgânico como a condição de conseguir realizar os esforços da vida diária e não apresentar grande quebra da homeostase durante as atividades.

A dieta e a atividade física são dois fatores importantes no estilo de vida. Fazem um papel na prevenção e no manuseio das debilitações que afetam as pessoas.

Sendo assim, concluo que um estilo de vida ativo, promove a saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 18 =