A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo
O LIVRO: “MARAGOGI DE TODOS OS TEMPOS”
Muito me honrou o convite para apresentar mais uma obra literária publicada pelo reverendo Padre, Alex Sandro Rufino da Silva, que com muita sapiência, realizou um meticuloso trabalho de pesquisa, sobre a cidade de Maragogi, localizada no litoral norte do estado de Alagoas e que tive o privilégio de lá pelas bandas dos anos oitenta, atender como médico, aquela boa gente querida e hospitaleira, que vivem em uma cidade linda e com uma orla que fascina.
Não tenho dúvidas, que o autor é capacitado para nos brindar com o seu novo livro “MARAGOGI DE TODOS OS TEMPOS”, visto que, brilhantemente escreveu um livro sobre sua terra natal, demonstrando aptidão pela escrita.
Ao ler esse importante livro, lembrei-me do exímio pesquisador e escritor, Portella, quando diz: “O fazer literário é uma realização ideológica plena”.
O livro que estou a apresentar, com muito orgulho, retrata um estilo forte e crítico sobre fatos que aconteceram no Município de Maragogi, desde os seus primórdios dias de existência.
O Padre Alex Sandro, coloca no mercado cultural, um livro que está marcado, não só pela retrospectiva histórica de uma cidade, mas, por suas ilações políticas, literárias, contadas em versos e poemas, acontecimentos comemorativos, citação de pessoas ilustres que viveram momentos inesquecíveis e lutaram pelo crescimento de uma cidade, onde o mar azul beija as areias brancas, sendo por demais procurado pelos turistas que a visitam.
O pesquisador efetivou a seguinte tríade: O compromisso, a responsabilidade e a honra de resgatar através de estudo específico, a história de uma cidade com uma população estimada em mais de quarenta mil habitantes e que vivem da gastronomia, da pesca, do folclore, do artesanato, da cultura do coco e da cultura da cana de açúcar.
Espero que o leitor devore com os olhos essa rica pesquisa e mergulhe em seus textos históricos sempre integrados a conjuntura social.
O monumento erguido na entrada da cidade em homenagem aos Cabanos, guerrilheiros que lutaram pela retomada do imperador Dom Pedro I ao trono, as raízes nascidas no povoado Gamela que foi elevada a Vila de Santa Isabel, mudando de nome, devido ao rio Maragogi que banha suas terras, passando a se denominar de Vila Maragogi, palco de lutas contra os holandeses que foram expulsos graças a garra de seu povo, até chegar a cidade de Maragogi, o polo turístico mais visitado do estado, depois da capital, Maceió.
São poucas as pessoas com a capacidade e a facilidade de escrever do estimado amigo, padre Alex Sandro, parabéns, brilhante escritor! E que Deus o conserve em nosso meio por muito tempo, como verdadeira fonte de inspiração.
Um ponto que gostaria de reportar sobre o autor, é a vivencia cristã, a sua fé no Deus verdadeiro, na sua perseverança, na sua vontade de servir ao próximo e propagar, a palavra do Senhor Jesus.
É palpitante a capacidade de escrever e a inteligência do autor, considerando a habilidade no ato da pesquisa e sua força viva e coragem de buscar fatos que traduzissem e abordassem a verdade nua e crua dos acontecimentos aqui descritos. Considerando a sua força, alteza e vigor, símbolos daqueles que confiam e esperam no Senhor Jesus.
O autor possui talento literário, em sua obra, surge uma linguagem escorreita e elegante com estilo primoroso e poético.
Já dizia o brilhante escritor Lettie Cowman: “ A vida é muito misteriosa. Aliás, ela seria inexplicável se não crêssemos que Deus nos está preparando para cenas e mistérios que estão além do véu dos sentidos, no mundo eterno, onde, para serviço especial, são necessários espíritos bem temperados.”