A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo

DR. IB GATTO MARINHO FALCÃO, 12 ANOS DE SAUDADES DO GRANDE CONSTRUTOR DE ALAGOAS.

Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Membro Efetivo da Academia Alagoana de Letras.

Estimados leitores, hoje vou relembrar para os senhores, a história de vida do professor e médico, IB Gatto Marinho Falcão, um dos mais brilhantes e ilustres filhos da terra, que participou efetivamente do desenvolvimento do nosso amado estado de Alagoas.

Médico por vocação, escritor, administrador, político, poeta, intelectual, um dos nomes mais destacados e importantes do estado de Alagoas, conhecido nacionalmente e internacionalmente por sua notória sapiência.

Lá pelos anos setenta, tive o prazer de conviver com ele, como acadêmico de medicina, no velho casarão do Hospital da Agroindústria do Açúcar de Alagoas, que construiu e presidiu com abnegação e eficácia, e, na gloriosa Escola de Ciências Médicas de Alagoas, que ele com muita garra, idealizou e edificou. Era um homem de palavra, de ação, cujo dinamismo impressionava, e sobretudo por sua inquestionável competência.

Segundo os historiadores, nos anos cinquenta, ainda no governo de Arnon de Mello, exerceu as funções de diretor de educação, que nos dias de hoje, equivale a uma secretaria, revitalizou a educação no estado, reorganizou o Conselho Estadual de Educação, criou a Federação dos Clubes Agrícolas, sonhou e construiu o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEAGB), coordenou as missões rurais que levavam médicos, agrônomos, professores e técnicos ao interior de Alagoas. Quando Luiz Cavalcante, governou Alagoas, ocupou com desenvoltura a secretaria de saúde e serviço social, construindo o Hospital Geral Dr. José Carneio.

No governo de Lamenha Filho, ocupou a Secretaria de Planejamento do estado de Alagoas, idealizou e construiu a briosa Escola de Ciências Médicas de Alagoas, hoje UNCISAL, que formou e continua formando, várias gerações de médicos e que forma vários profissionais da saúde ao longo dos anos.

No governo de José Tavares, ocupou o cargo de secretário de saúde, na oportunidade, inaugurou o Centro de Saúde Durval Cortez, localizado na recém urbanizada favela do “Ouricuri”, localizada dentro do bairro do Prado, onde, esse que vos escreve, exercia a função de diretor geral daquela Unidade básica de Saúde, construída com a finalidade de atender os habitantes daquele populoso bairro, desafogando a Unidade de Emergência, Dr. Armando Lages, onde eram atendidos em média 3.000 pessoas.

Como os leitores observam, o mestre dos mestres, professor e médico, IB Gatto Marinho Falcão, era um homem que estava além do seu tempo, era um cidadão de rara beleza intelectual, multifacetado, uma sumidade em várias áreas do conhecimento.

Quando da minha passagem pela Direção Geral do Hospital Escola Dr. José Carneiro, no governo de Geraldo Bulhões, prestamos uma significativa homenagem a ele, por ter sido, o idealizador e o construtor daquele nosocômio. Na ocasião, ele se fez presente, e em seu discurso de agradecimento, relembrou a construção da FASA e o bem que fez a milhares de alagoanos que foram salvos por médicos e profissionais de saúde daquele nosocômio, que hoje, infelizmente, não existe mais.

Já nos anos dois mil, quando ocupei a função de Diretor da Faculdade de Medicina da UNCISAL, prestei uma significativa homenagem ao grande guerreiro, emprestando seu nome, ao pavilhão, onde funcionava a entidade. Foi a última aparição em público, do velho mestre, naquela valorosa casa.

Já aposentado, não parou de trabalhar, presidiu a gloriosa Academia Alagoana de Letras, que com orgulho, ocupo a cadeira 40, cujo patrono é o imortal, Zadir Indio. Dr. IB Gatto Marinho Falcão, exerceu a função como presidente desse sodalício, com dinamismo e competência, tendo como principal realização, a restauração da casa Jorge de Lima, que serve como sede da entidade. Em 23 de dezembro de 2008, foi chamado por Deus, para sua infinita glória, completando nesse ano, 12 anos de saudades, desse que foi, o grande construtor de Alagoas.

2 thoughts on “A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo

  • 11 de janeiro de 2021 em 15:20
    Permalink

    Agradeço, sensibilizado, ao ilustre médico Jorge Soares Melo a lembrança positiva do trabalho dedicado que meu avô, Ib Gatto, desenvolveu em favor dos alagoanos. Ficou entre nós a saudade do ser humano, mas suas obras e exemplos continuaram sempre vivos.

    Resposta
    • 11 de janeiro de 2021 em 20:12
      Permalink

      Alagoas só tem a agradecer ao Dr. Ib Gatto

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × five =