A CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “RECONHECIMENTO AOS QUE FAZEM CULTURA ”

Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Membro Efetivo da Academia Alagoana de Letras

Reconhecimento aos que fazem cultura.

Caríssimos leitores, hoje vamos nos deter um pouco sobre aqueles guerreiros que teimam em desafiar todos os obstáculos e trabalham incansavelmente para manter viva a chama da cultura no nosso amado estado de Alagoas.

Como sabemos, a cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação às novas gerações. E essa comunicação aos jovens, foi repassada em um evento que enobreceu a cultura de minha terra, pois, segundo o britânico, Edward Tylor: “ A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem, como membro da sociedade”.

Em uma noite de gala, tendo como local, o auditório do Hotel Jatiuca, o Grupo de comunicação e literário, “Gente da Gente”, prestou significativas homenagens a várias personalidades que fazem a cultura em nossa cidade de Maceió e lançou em grande estilo a sexta edição da revista por ele editada, homenageando em sua capa, o competente Juiz de Direito, contista e escritor, Luciano de Andrade Souza.

Uma feliz ideia da diretoria desse fantástico grupo literário e de comunicação, a quem parabenizo nas pessoas de seus dirigentes, são eles: a comunicadora de televisão, psicóloga Claúdia Maria Carvalho de Bulhões, presidente, a assistente social, Theresa Cristina Carvalho  de Bulhões, diretora executiva e o fuzileiro naval aposentado da Marinha do Brasil , Cremildo Vicente de Oliveira, diretor administrativo.

Na apresentação da bela e bem diagramada revista, o homenageado,  juiz de Direito, escritor e contista, Luciano Andrade de Souza, afirmou se sentir honrado com o convite em ser a capa da mesma e se expressou: “ Abrir espaço ao melhor diálogo é cada vez mais necessário , num mundo atribulado e desconectado, apesar de tão imerso em sua conectividade; ler, escrever e escrever sobre o que se lê são os gestos que tornam todos nós partícipes no crime de matar as ideias velhas e fazer nascer as novas, um exultante aplauso aos realizadores da revista Gente da Gente”.

No conteúdo selecionado, a referida revista, presta uma especial homenagem ao “ Príncipe dos poetas de Maceió”, pai literário de muitos, Jucá Santos, falecido recentemente, onde Claúdia e Theresa, descrevem: “ difícil acreditar que tantas vezes imortalizado pelas letras e por seus amigos, não fosse fisicamente imortal e partiu para o Oriente eterno em direção ao grande arquiteto do universo”.

Foi uma festa maravilhosa, onde várias personalidades que lutam pela cultura em nossa cidade, inclusive esse que vos escreve, que aproveita e agradece penhoradamente a diretoria desse brilhante grupo pela deferência, foram homenageados, recebendo diplomas de reconhecimento e outros prêmios de destaque. A revista ficou com um padrão nota dez e o evento foi um sucesso absoluto.

Houve ainda, apresentações culturais tão bem orientadas por Maria Emília Clark e João Lemos. Além dessas, ouvimos a voz belíssima de Adélia Magalhães ao cantar para o público presente.

A Sociedade Maceioense em peso, estava no evento, citarei alguns confrades, confreiras e amigos presentes, que vi por lá: Claudemiro Avelino de Souza, Moezio de Vasconcellos Costa Santos, Pedro Cabral e Goreti Cabral, Welington Bittencourt e Esvalda Amorim, Alfredo Aurélio Rosas, Rogério Correia, Alfredo Gaspar de Mendonça, Belkiss Gomes de Barros, Rosilania Macedo, Geraldo Dantas, Coelho Neto, Nara de Mélo Sá, Maria Nailza de Melo Sá, Cleodisia Fernandes, Selma Brito, Yaradir Sarmento, Maria Puresa Amorim, Lenita Amorim, Clesivaldo Morais, Emilia Clarck, Marli Ribeiro, Sandra Correia, Josiene Lima, Rita Coruripe, Ari Lins Pedrosa, Rogio Lima, Adélia Magalhães, João Lemos, Dario Arcanjo de Santana, José Vieira Passos, Suely Moreira, Emerson Soares, Sergio Nascimento, Alexandre Holanda, José Carlos Santos e José Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − doze =