Coluna do jornalista Cláudio Humberto – 12-04-2021
Brasil supera 30 milhões de vacinas em 85 dias
O Brasil ultrapassou a marca de 30 milhões de doses de vacina contra covid aplicadas em 85 dias de campanha, um resultado a ser comemorado por superar Alemanha, França e Itália, que juntos têm população equivalente à nossa e levaram 89 dias para bater a marca. O mesmo ocorreu no Reino Unido, primeiro país do ocidente a iniciar a vacinação. Apesar de rico e grande produtor de vacinas, levou 104 dias para superar 30 milhões de doses. Até o fim da tarde deste domingo (11), foram aplicadas no Brasil exatamente 30.356.490 doses de vacina, de acordo com a plataforma independente vacinabrasil.org. Mas, à noite, esse número foi atualizado para 30.453.391 doses administradas.
POR POUCO TEMPO
O Reino Unido é o quarto no ranking com 39 milhões de doses aplicadas, mas o Brasil deve ultrapassar os britânicos até o fim deste mês.
ACELERANDO
O Brasil levou 47 dias para chegar a 10 milhões de doses, 24 dias para ir aos 20 milhões e apenas 14 para ultrapassar a marca dos 30 milhões.
NO CAMINHO CERTO
A média diária de doses aplicadas no Brasil está acima de 750 mil e é a quarta melhor, atrás de China, Índia e EUA, diz o Our World in Data.
VEM MAIS POR AÍ
Além das 30 milhões de doses aplicadas, há cerca de 20 milhões que já foram entregues pelo governo federal a todos os Estados.
IVES GANDRA FILHO VOLTA À DISPUTA POR VAGA NO STF
O nome do ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do qual já foi presidente, voltou a circular fortemente para o lugar do ministro Marco Aurélio, que atingirá a idade limite de 75 anos em julho. Gandra Filho é admirado pelo saber jurídico, seu perfil conservador, por sua decência pessoal e pela condição de alguém terrivelmente cristão. Católico, há anos ele fez voto de pobreza e passou a viver em um quarto simples de uma casa paroquial, em Brasília.
ELEITOR INFLUENTE
Gilmar Mendes é um dos principais defensores do ex-presidente do TST na vaga de Marco Aurélio, também originário da corte trabalhista.
PERDEU PARA MORAES
Ives Gandra Filho quase foi indicado ministro do STF durante o governo de Michel Temer. Acabou preterido pela escolha de Alexandre Moraes.
O PÁREO É DURO
Outros nomes citados para a vaga são os ministros Humberto Martins e João Otavio de Noronha, ambos do STJ, e André Mendonça, da AGU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ORDEM PODE VIRAR PÓ
O Supremo Tribunal Federal (STF) corre o risco passar vergonha, no Senado, caso não se costure uma solução política para a crise provocada pela ordem do ministro Luis Roberto Barroso de instalar a CPI do Covid. A ordem e a CPI correm o risco de virar pó, no plenário.
SINTA O CLIMA
“É uma afronta do STF a esta Casa”, indignou-se o senador Eduardo Girão (Pode-CE). “E tem acontecido repetidamente”, completou. Para ele, “o freio é a CPI da Lava Toga e impeachment de alguns ministros”.
BASTA UM SINAL
Foi elegante a reação do presidente do Senado, “mas ninguém se engane”, diz um senador: basta um sinal de Rodrigo Pacheco para a maioria do Senado ignorar solenemente a ordem do ministro Barroso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LIMITE PERIGOSO
Já o senador Carlos Viana (PSD-MG) cobrou uma “resposta corajosa” do Senado ao STF após a ordem para instalar a CPI. “O ativismo judicial chegou a um limite perigoso e inconstitucional”, afirmou o parlamentar.
VOLTANDO PARA CASA
Em 40 dias, o governo brasileiro realizou oito voos comerciais desde Portugal, trazendo brasileiros de volta para casa. No total, retornaram 1.400 brasileiros, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
AINDA?!
O Conselho de Ética e Decoro da Câmara realiza mais uma reunião, nesta terça (13), para continuar a ouvir testemunhas no processo contra a deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de mandar matar o marido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS UMA DO FACEBOOK
O Procon-SP notificou, mais uma vez, o gigante da tecnologia Facebook, dono do Whatsapp, para explicar a nova política de privacidade do app de mensagens que prevê o compartilhamento de dados dos usuários.
MERCADO CRESCE
Fabricantes de munição e armas de fogo, a CBC e a Taurus lançaram “programa de relacionamento com lojistas” para aumentar a exposição das marcas no país. A aposta é na expansão do mercado no Brasil.
PENSANDO BEM…
…já se foi o tempo que o Executivo ‘mandava fechar’ o Legislativo. Agora é só contornar pelo Judiciário.
Poder sem Pudor
Bancada do holofote
Mal havia terminado a reunião de líderes, no gabinete do então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, quando alguns deputados saíram em disparada. “O que é isso?”, incomodou-se o presidente da Câmara. “São os holofotes, Severino”, explicou um experiente líder. É que, lá fora, diante dos holofotes, três esbaforidos líderes contavam a repórteres de tevê tudo o que acontecera na reunião.
Concordo, o ativismo judicial chegou a um limite perigoso e inconstirucional. . .