CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “A BIBLIOTECA DR. HÉLVIO AUTO E HOMENAGENS”

Jorge Luiz Soares Melo é Médico e Membro da Academia Alagoana de Letras

Já dizia o poeta: “ A saudade torna encantada as pessoas, a saudade faz crescer o desejo e quando o desejo cresce, preparam-se os abraços”, esses abraços vão, in memorian, para um dos mais ilustres docentes dessa Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, antiga Escola de Ciências Médicas, Professor Hélvio José de Farias Auto, que oferece seu nome para essa biblioteca. Muito me honrou e digo que me deixou muito feliz, nessa bela solenidade de reinauguração, receber uma significativa homenagem, juntamente com a querida colega e amiga, Tania Maria de Carvalho Veras, e o colega Cicero Carvalho,nossos nomes ficarão eternizados nas paredes dessa biblioteca, que digo sempre, é o coração dessa universidade.

Sem dúvidas, foi um momento de muita emoção, pois, foi aqui, que estudei e pesquisei para alcançar meu grande sonho, ser médico. Sempre com esperança no amor, forma valiosa de viver.Lembro-me que há quarenta e oito anos atrás, quando das matrículas, do primeiro contato, com os servidores, o saudoso Pedro Baia e Vanízia Lima, no controle acadêmico, ali eram registradas com máquinas de datilografia, as notas das provas das disciplinas. O encontro na biblioteca com a professora, Tania Maria de Carvalho Veras, em um recinto com várias enciclopédias e vários livros, a atenção e a maneira cordial daquela jovem, bonita e elegante já nos impressionava. O tempo passou depressa e como um piscar de olhos já estávamos no sexto ano e aquela professora de fino trato, gestos fidalgos e palavras fáceis se tornou no nosso “anjo da guarda”, na orientação do meu trabalho de conclusão de curso, que recebeu nota máxima do querido mestre,Abynadá de Siqueira Liro, um dos mais respeitados neurocirurgiões do Brasil e um dos mais conceituados mestres dessa universidade, hoje, aposentado.  A professora Tania Veras, coordenou com competência e honestidade, a Paltex, um programa que, vendia, pela metade dos preços, livros, para os acadêmicos mais carentes, dessa instituição de ensino.

Nessa biblioteca, recebemos orientações de renomados professores, mas, vou citar o professor, Diógenes de Mendonça Bernardes, doutor honoris causa dessa entidade, que com sua sapiência beneditina ensinou a maioria dessas gerações de médicos, que a história da medicina é uma história de vozes. Vozes misteriosas do corpo: sopros cardíacos, sibilos pulmonares da asma, ruídos produzidos no abdome pelo desconforto de gazes no tubo gastrointestinal e a crepitação que sintetiza ruídos percebidos no início das pneumonias. Dizia, Diógenes de Mendonça Bernardes, mago da medicina alagoana e auto-didata de escol, que eram vozes que se tornam claras no exame clínico, percebido pelos ouvidos treinados dos que aprendem, como nós aprendemos a arte de prevenir doenças, A clínica é soberana, revelou.

Foi nessa biblioteca que, com a ajuda de vários mestres, onde, aprendemos a arte de pesquisar e a arte da leitura médica. Certa vez, perguntaram ao poeta: O que é uma biblioteca e ele respondeu: É uma imensa liberdade em pequenos pedacinhos. Aqui, nos sentíamos livres para concretizar nossos sonhos, que se tornaram realizados.

Mesmo com a transformação de Escola para Universidade, Tania Veras, continuou sendo a coordenadora eterna e a mãezona de todos os acadêmicos dos demais cursos, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e os cursos tecnológicos, sendo homenageada em suas colações de grau. Já dizia o poeta: “ A beleza agrada os olhos, mas a doçura das ações encanta a alma”. A querida Tania Veras, possuí essa grandeza de alma, sempre luta pelo romantismo no caminho da felicidade. Nessa casa do saber, exerci várias funções, cheguei a diretor eleito da faculdade de medicina e a diretor do hospital-escola, Dr. José Carneiro, exerci com muito amor e zelo pela coisa pública. Todos os mandatários que passaram pela ECMAL-UNCISAL, deixaram suas marcas registradas, mas, a atual reitoria, composta por Henrique Costa e Ilka Soares, está de parabéns, reformou a Universidade por completo e está aos poucos melhorando seus laboratórios e fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão. A essa grandiosa equipe, a minha eterna gratidão por essa significativa homenagem, a esse servo de todos vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nine + 18 =