CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “GALERIA MARIA LUISA MELO SÁ”

Jorge Luiz Soares Melo é Membro Efetivo da Academia Alagoana de Letras

A Majestosa Academia Maceioense de Letras, prestou uma singela homenagem a educadora, escritora e poetisa, Maria Luísa Melo Sá, inaugurando em sua sede própria, uma galeria que contempla sua distinta família de escritores, que leva o nome dessa, brilhante escritora que nasceu na cidade alagoana de Igreja Nova, no dia 10 de junho de 1916, onde realizou seu curso primário, continuando seus estudos na cidade alagoana de Penedo no ano de 1932, onde iniciou sua bela trajetória literária.

Em 1936 completou seus estudos, professora catedrática em diversos colégios de Maceió, capital do estado de Alagoas, ensinou com mestria as disciplinas de geografia, história e matemática.

Exerceu com competência a coordenação nas áreas de conhecimento, já citadas, no Centro Educacional e de Pesquisas aplicadas, hoje, CEAGB, Centro Educacional Antônio Gomes de Barros, que na época era o maior complexo educacional da América Latina.

Como competente escritora e poetisa é autora da letra do Hino do Colégio Estadual Moreira e Silva.

Foi durante anos responsável pela direção do próprio Colégio Moreira e Silva.

Escritora renomada, é autora de vários livros, entre eles: Os pirilampos, caixas trocadas e Nuse, a bela.

Maria Luísa Melo Sá, como escritora, romancista não só na literatura alagoana, mas, também na literatura brasileira.

Possuía uma inspiração ficcionista, concatenada com a vida real.

Detentora de um belo saber, que encanta quem o percebe e principalmente quem o possuí, seu rico vocabulário deixava o leitor cheio de conhecimentos. Em homenagem ao dia do professor, certa vez, afirmou: “ para que seja mestre como mestre, perdoando e amando seus discípulos, que seja ele, guiado, sendo explicito e humilde. Se houver castigo aos discípulos, seja sobrepujado pelo amor”.

Era uma escritora que como católica possuía uma fé inabalável em Deus e criou seus filhos com sentimento cristão.

Fui presenteado por sua filha, Nara Núbia de Melo Sá, com um livro de sua autoria, cujo título:

“ Versos sem escola”, fiquei encantado com a sensibilidade da autora que põe em cada verso escrito, suas emoções, suas grandes e belas reflexões, sua fé em Deus, mostra para nós, que sonho e realidade podem caminhar juntos, desde que, sejamos perseverantes e fieis aos nossos princípios.

Ao escrever essa rica obra literária, a escritora de escol, Maria Luiza Melo Sá, mostrou seu talento, revelando que o amor supera todos os obstáculos na vida.

Em uma noite memorável, prestamos essa singela homenagem a Maria Luísa Melo Sá (in memorian) , que deixará gravado nas paredes da “Casa Juca Santos”, a gratidão a essa mulher que para sempre orgulhará todos nós, da Majestosa Academia Maceioense de Letras, que comemora 69 anos de existência no cenário literário alagoano. Parabéns! A toda distinta família Melo Sá.

 

Imagem: Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seven + four =