CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “Homenagem justa e merecidas”

Autor: Jorge Luiz Soares Melo é Membro Efetivo da Academia Alagoana de Letras.

Está de parabéns a egrégia assembleia legislativa de Alagoas, os deputados estaduais, que propuseram comendas e todos os parlamentares, que votaram por unanimidade, na escolha dos nomes que foram agraciados, para receberem essas honrarias. São profissionais, cada um, em suas áreas de atuação, que com suas habilidades técnicas e com suas qualidades incontestáveis, foram merecedores dessas justas homenagens.

Na segunda feira, pela manhã, o médico oftalmologista, Alan Teixeira Barbosa, com o plenário cheio de médicos e amigos, recebeu das mãos da deputada estadual, Rose Davino, a comenda, Dr. IbGatto Marinho Falcão, destacando as qualidades e o humanismo do profissional em favor dos menos favorecidos. Alan Barbosa é um médico humanista, ético e exerce sua profissão com zelo e abnegação, tendo participado de vários mutirões de combate a catarata e ao glaucoma, evitando a cegueira em diversos pacientes carentes de nossa cidade de Maceió. A deputada estadual, Rose Davino, falou ainda, da vida de Dr. IbGatto Falcão, o tratando como o gigante do desenvolvimento de Alagoas. Uma verdade palpável, pois, era um médico competente, exímio escritor, e um renomado professor, multifacetado em diversas áreas de produção intelectual. À tarde, com o plenário superlotado, a tempo não se observava, o engenheiro, Alberto Rostand Fernandes Lanverly de Melo, recebeu a comenda, Divaldo Suruagy, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento de Alagoas, como engenheiro, professor universitário e como presidente da gloriosa Academia Alagoana de Letras, onde realiza um trabalho social digno de aplausos. Foi saudado pelo eminente jornalista, Enio Lins, que falou da trajetória vitoriosa do homenageado. O atuante e dinâmico deputado estadual, Ignácio Loyola, proponente da comenda, teceu elogios ao saudoso governador, Divaldo Suruagy, um dos maiores impulsionadores do progresso do nosso estado e das qualidades profissionais do agraciado. Conheço Rostand, desde os tempos da juventude no Colégio Marista, onde no grêmio literário, Ronald de Carvalho, sua vocação pelas letras e pela cultura já era notada e conheci Divaldo, quando fui diretor do Centro de Saúde Durval Cortez, no bairro do Prado e vivenciei de perto, que ele, iniciou a urbanização das favelas, pela maior favela de Maceió, “Ouricuri do crime e do sangue”. Fechando a solenidade, Alberto Rostand, com um belo e emocionante discurso, agradeceu a homenagem recebida e a presença de todos.

Quinta feira, por proposição do Deputado Estadual, Alexandre Ayres, receberam as comendas “Tobias Granja e Omar Coelho de Melo”, os renomados juristas, Marcos Bernardes de Mello e Fábio Ferrário Lobo, foram saudados pelo proponente, que fez um retrospecto histórico da vida de cada um. Omar Coelho, um cidadão de fina educação, era um advogado de escol, que atuou como procurador geral do estado, presidente da Ordem dos advogados do Brasil, regional de Alagoas. Em todas as funções que exerceu, predominou a vontade de fazer justiça aos menos favorecidos pela sorte. Tobias Granja, foi um advogado militante, que lutou bravamente pela justiça social. Sexta  feira, a assembleia legislativa, fecha com chave de ouro essa série de comemorações, por proposição do atuante deputado estadual, Bruno Toledo, presta, in memorian, homenagem ao centenário do deputado estadual, Tarcísio de Jesus, que foi brilhantemente saudado pelo advogado, Diógenes Tenório de Albuquerque, amigo do homenageado.  Tarcísio de Jesus, exerceu com muita garra e dinamismo, por seis mandatos consecutivos, a condição de parlamentar da assembleia legislativa. Nunca perdeu uma eleição. Foi um incansável lutador pelas causas da educação e da saúde. Na educação, fundou o Colégio Cenecista, ”Élio Lemos”, tendo contribuído de sobremaneira, pela diminuição do analfabetismo em Alagoas. Fundou mais de vinte educandários pelo interior do estado. Participou da fundação do CESMAC, provedor da Santa Casa e conselheiro do tribunal de contas de Alagoas. Sua amada filha Rita Correia, emocionada, agradeceu a homenagem. Uma semana de muita gratidão e muita emoção, que marcou por parte da Casa de Tavares Bastos, homenagens justas e merecidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 12 =