CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “O PROFESSOR, UM COMUNICADOR QUE TRANSFORMA”
Caríssimos leitores, nesse mês de outubro, comemoramos o dia do professor, esse profissional que com sua didática e que com seu modo prático de ação, facilita a aprendizagem, desenvolve habilidades e competências, ensina a conviver, ajudando a destravar o bloqueio nas nossas mentes.
Já dizia o brilhante escritor: Pablo Marçal: “ Destrave os bloqueios da mente e cresça em todos os aspectos de sua vida”.
Essencialmente o professor deve ser um mediador no processo ensino-aprendizagem, levando em consideração as necessidades e intenção de seus alunos e deve utilizar as tecnologias de informação e comunicação a seu favor.
Esse comunicador que deve ser um questionador e levar perguntas para a sala de aula, lugar que interage com seus alunos.
O professor deve promover experiências que possibilitem que o aluno desenvolva suas habilidades. Nos dias atuais, o professor tem que assumir o papel de comunicador e facilitador da aprendizagem.
As sementes de uma transformação, deu um impacto na educação, começaram a serem plantadas. A pandemia do COVID 19, fez com que, viesse a digitalização nas escolas e houve então, a adoção de novas metodologias de ensino fossem implantadas, como o ensino híbrido.Diante de tantas mudanças, o professor passou a ser um agente de transformação.
A aprendizagem e o construtivismo, inovadores e transformadores, juntamente com todos os potenciais trazidos pelo ambiente e pelas ferramentas digitais nas escolas, apontam para o novo papel do professor na educação.
O aprendizado não se limita as paredes da sala de aula, se estende para locais de vivência do aluno.
O professor deve ajudar seus alunos a plantarem, dando ideias, deixando que os mesmos busquem o conhecimento, mostrando soluções.
Maneiras de plantar para colher aquilo que plantou. Os alunos não são “consumidores de fatos”. Eles são criadores ativos do conhecimento. É necessário que o professor e a escola tenham o papel de ajuda-los nessa construção.
Compreendo que, no mundo em transformação, o professor deve estar sempre buscando se atualizar no sentido de acompanhar os avanços metodológicos e em práticas pedagógicas mais focadas em engajamento investigação e aprendizado ativo, flexível e profundo que marcam as inovações na educação.
O professor deve se reinventar e ter a capacidade de se adaptar aos avanços do ensino e acompanhar a dinamicidade desse cenário.
O professor será sempre, a peça central no processo da educação, deve agir com coerência para alcançar resultados positivos, deve estar sempre interagindo com seus alunos, compreendendo a importância de seu papel, seus princípios, valores e limites, tomando decisões certas e objetivas.