CRÔNICA de Jorge Luiz Soares Melo “PADRE ELISON SILVA DOS SANTOS, CHEGA A CATEDRAL METROPOLITANA DE MACEIÓ”

Jorge Luiz Soares Melo, Médico e Membro Efetivo da Academia Alagoana de Letras

PADRE ELISON SILVA DOS SANTOS, CHEGA A CATEDRAL METROPOLITANA DE MACEIÓ

O Padre Elison Silva dos Santos, nasceu em Maceió, no dia 20 de julho de 1978, porém, viveu toda sua infância e adolescência no munícipio de São Luis do Quitunde, uma vez que, toda sua família tem raízes nessa tradicional cidade do norte do estado de Alagoas.

Já dizia, o brilhante poeta, Fernando Pessoa, tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.

O reverendo padre é um sacerdote católico de fino trato e possui uma alma de imensa bondade.

Conheci o Padre Elison Silva, na igreja de Santa Terezinha, o que me chamou a atenção, foi sua bela pregação do evangelho. Foi fácil para mim observar que, o mesmo é possuidor de uma didática impecável e de um belo saber teológico.  Um vocacionado na arte de administrar, de ensinar e de transmitir cultura. Um homem de fé, afeito a caridade. A vocação de padre fica bem em sua vida

Suas aspirações para o voo moral, intelectual e espiritual, sua vida prende-se ao lar e ao Seminário.

A responsabilidade e a sinceridade são matéria prima de sua vida. A generosidade marca suas ações e atitudes.

Voltando ao túnel do tempo na vida desse reverendo padre, no ano de 1998, ingressou no Seminário de Maceió. É graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas e o ponto alto de sua graduação foi ter escrito o trabalho de conclusão do curso, cujo tema: “Uma educação que acredita na liberdade: Emilio, de Jean Jacques Rousseau”.

Em 2004, Padre Elison Silva é graduado em Teologia pelo Seminário de Maceió.

Em 2007, concluiu o curso de pós-graduação em Pedagogia Catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sua monografia teve como tema: “Vocação e Missão do Profeta Amós: “Uma abordagem catequética”. Em 2008 é ordenado Diácono, em 2009, Presbítero da Arquidiocese de Maceió.

Sua bela trajetória continua em 2016, quando concluiu o mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo como tese: ”Eucaristia”, coração da igreja: eclesiologia eucarística em: ‘’O novo povo de Deus”, de Joseph Ratzinger”.

Já dizia o brilhante escritor, Gilberto de Macedo: “ Cultivar o saber é a expressão máxima da condição humana no âmbito do universo”. Logo, para orgulho de seus pares, tomou assento em uma das cadeiras, como membro efetivo, na Majestosa Academia Maceioense de Letras e é também membro efetivo da Academia Quitundense de Letras.

Padre Elison Silva, é possuidor de uma pena fácil, publicou vários livros, entre eles: ” Poesias em mim” mostrando todo o seu lado poético de ser. Nesse livro, que li, ele diz: ” Como sacerdote tenho procurado fazer sempre revestir de riqueza teológica as simples palavras que procuro dizer, para exprimir os mais vivos sentimentos de fé e de verdadeiro amor a Deus, que pulsam em mim”.

Em reconhecimento ao seu zelo e dedicação, foi-lhe confiada pelo Arcebispo de Maceió, Dom. Antônio Muniz, a condição de pároco da igreja da Catedral Metropolitana de Maceió, a casa mãe, de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da nossa cidade, onde os fiéis católicos o receberam de braços abertos. Que Jesus Cristo o guie e o proteja nessa nova missão de amar e cuidar do seu rebanho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + five =