MAIORES DO BRASIL
Eis o título que foi atribuído às grandes provas organizadas pela Yescom, sem dúvidas, a mais competente empresa de organização de eventos de corridas de rua do Brasil. Completar suas provas é meu atual grande desafio para 2018.
A finalidade do projeto “Maiores do Brasil” é homenagear os atletas que participam, num mesmo ano, de quatro das mais tradicionais provas nacionais (Meia Maratona Internacional de São Paulo, Maratona Internacional de São Paulo, Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e Volta Internacional da Pampulha). Os felizardos que completam as quatro provas ganham um medalhão representando todas elas.
Já estou inscrito em todas elas. No dia 11 de março, cumpri a primeira etapa, a Meia Maratona Internacional de São Paulo. Prova difícil pelo percurso, com muitas subidas. Completei os 21 km em 2h1min59s.
Falta pouco para a segunda etapa (os 42 km da Maratona Internacional de São Paulo, em 08 de abril). Essa prova me traz lembranças: em 31 de maio de 2009, ao participar dela, estava correndo a minha primeira maratona. Foi tão inesquecível que escrevi um livro em 2010 – “Maratona, a primeira você nunca esquece”.
No dia 19 de agosto, acontecerá a terceira etapa: pela 20ª vez participarei da Meia Maratona Internacional do Rio; fora de dúvida, é a minha preferida, pois tem o mais belo percurso das corridas de que participei – até o momento são 440. Pretendo completar os 21 km em 1h50min, diminuindo o meu recorde pessoal, que é de 1h51min.
Transmitida ao vivo pela TV Globo no programa Esporte Espetacular, a meia maratona torna-se muito conhecida, ao lado da tradicional Corrida de São Silvestre.
Finalmente, no dia 09 de dezembro, termino o desafio ao participar da Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. Será minha segunda participação nesta prova de 17,8 km em torno da bela Lagoa da Pampulha.
O desafio está apresentado e aceito. Agora o negócio é treinar bastante para, no final, receber a honraria ímpar para os atletas, o desejado medalhão “Maiores do Brasil”.