Sistema de reuso: reaproveitamento de água de sua piscina

Matéria do site Revista Folha da Barra

Pinheiro e Nado Torres

O empresário e amante do “Faça Você Mesmo”, sr. Pinheiro, é o típico faz tudo. Tanto em sua pousada quanto na pizzaria Barra Bonita, ele não para. Criativo, o aposentado da Braskem acaba de apresentar sua mais nova obra: o sistema de reuso de água. E com a reutilização da água da piscina, não é só o meio ambiente que agradece – seu bolso também.

 

O projeto

Pinheiro

O sistema de reuso de água, uma grande inovação, é um sistema de drenagem que reaproveita a água usada. Fácil e prático, ele pode ser instalado em qualquer tipo e tamanho de piscina. O reuso é de 100% e oferece uma economia considerável. Assim, todo o volume de água que é sempre jogado nos ralos ou nas ruas passa a ser reaproveitado.
Para a instalação do sistema, é necessário um local para uma caixa d’água cuja capacidade seja equivalente a 3% a 5% do volume da piscina. A caixa deve estar a uns 40 a 50 cm acima do nível da piscina. Além disso, precisa-se de registros, flanges, mangueira e tubos. Segundo Pinheiro, pode ainda ser feita uma coleta das águas das chuvas. Para isso, é só fazer uma canalização para a caixa.

A economia

Um simples exemplo mostra o quanto se desperdiça de água na Barra de São Miguel. Segundo informações da CASAL, existem 4.441 ligações de água no município. Suponhamos que 10% das residências tenham piscinas (440) e cada uma jogue 4 mil litros/mês. São 1.760.000/mês. Em um ano, o desperdício sobe para 21.120.000 litros/ano. Isso mesmo: mais de 21 milhões de litros “evaporando”. Com a adoção desse sistema, a natureza agradece e seu dinheiro não desce pelo ralo.

Mais economia

A pousada Barra Bonita, que tem 28 apartamentos, foi a primeira do município a ter aquecimento solar nos chuveiros;
Há pouco foram instalados painéis fotovoltaicos, o que gera energia (e economia) sem agredir o meio ambiente.

Importante:

das 4.441 residências da Barra de São Miguel, apenas 361 são ligadas ao tratamento de esgoto (as do novo conjunto Alto da Barra). VAMOS SALVAR NOSSOS RIOS E MARES!

* Porque há desperdício de água durante a aspiração da piscina?

1- Tempo curto de filtração;
2- Deficiência no tratamento da água;
3- Água de reposição de baixa qualidade;
4- Falta de conhecimento do sistema de filtragem;
5- Falta de manutenção do sistema de filtragem;
6- Uso indiscriminado de protetor e bronzeadores;
7- Poeira no ambiente;
8- Equipamentos subdimensionados.

VEJA O ESQUEMA DO PROJETO – LINK

O PROJETO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

twenty − 12 =