Tóquio 2020 – OLIMPÍADAS

Mayra Aguiar vence sul-coreana e leva bronze no judô de Tóquio 2020

Após pódios em Londres 2012 e Rio 2016, judoca se torna a 1ª brasileira da história com três medalhas em esportes individuais

Mayra Aguiar mostra medalha de bronze que ganhou em Tóquio SERGIO PEREZ/REUTERS – 29.07.2021

Mais um bronze no judô! A brasileira Mayra Aguiar, da categoria até 78kg, derrotou Hyunji Yoon, da Coreia do Sul, por ippon e ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio na manhã desta quinta-feira (29). Foi o primeiro confronto entre as duas judocas na história da modalidade.

Além de igualar o bronze do compatriota Daniel Cargnin no judô dos Jogos 2020, o resultado transformou Mayra Aguiar na primeira mulher brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais. Ao todo, são três bronzes: Tóquio 2020, Rio 2016 e Londres 2012.

A outra mulher, que detém três medalhas olímpicas, é a jogadora de vôlei Fofão, porém num esporte coletivo. Fofão faturou dois bronzes (Atlanta 1996 e Sydney 2000) e um ouro (Pequim 2008).

A vencedora da categoria até 78kg foi Shori Hamada, do Japão, que ganhou da francesa Madeleine Malonga por ippon.

 

Mayra Aguiar no tatame

Mayra se tornou recordista de medalhas olímpicas
Mayra se tornou recordista de medalhas olímpicas JEON HEON-KYUN/EFE – 29.07.2021

O percurso de Mayra Aguiar até a medalha começou contra a israelense Inbar Lanir, de quem ganhou por ippon. Depois, Mayra pegou a atual campeã mundial da categoria, Anna-Maria Wagner e resistiu, mas foi derrotada no golden score (a prorrogação do judô).

Na repescagem, Mayra encarou Aleksandra Babintseva, do Comitê Olímpico Russo, e venceu. Foram três advertências (shidos) seguidas para a europeia, o que rendeu o ippon para a judoca brasileira.

O resultado colocou a brasileira frente a frente com a sul-coreana, luta que renderia o bronze e colocaria Mayra Aguiar na história do esporte nacional.

Mayra Aguiar, em ação, na repescagem contra a russa Aleksandra Babintseva
Mayra Aguiar, em ação, na repescagem contra a russa Aleksandra Babintseva SERGIO PEREZ/REUTERS – 29.07.2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 17 =